terça-feira, 11 de agosto de 2009

Comunicado de Imprensa

Em plenário de trabalhadores da Qimonda Portugal, reunidos hoje, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Comissão no último mês.

Foi solicitado a discussão de vários pontos, dos quais se salientam as seguintes decisões:

- A CTI deve iniciar as negociações com a Administração e com o Ministério do Trabalho e Segurança Social para a revisão das condições aplicadas ao lay-off. Aumento do valor da remuneração em mais € 150 para diminuir a redução salarial de aproximadamente 40%.

- A CTI deve iniciar as negociações para minimizar o impacto salarial dos trabalhadores, que estão em funções, com o objectivo de recuperar a perdas por deslocações adicionais e perda de horas nocturnas.

- Foi rejeitado a negociação da antecipação de despedimentos dos trabalhadores que não sejam contemplados no plano de insolvência.

- No caso de o plano de insolvência não ser aprovado na próxima assembleia de credores, em 29 de Setembro, os trabalhadores preferem que seja dado um prolongamento do prazo para encontrarem uma solução que viabilize os postos de trabalho.

A CTI vai continuar a desenvolver contactos para realizar reuniões com o Ministro da Economia, com o Ministro do Trabalho e Segurança Social e com a Administração da Empresa para concretizar os pontos aprovados hoje.


Pela CTI da Qimonda Portugal
11 de Agosto de 2009

3 comentários:

  1. Penso que existem vários casos de casais que se encontram em layoff. Como é compreensivel, são situações um pouco mais complicadas dado serem dois elementos a sofrerem a redução salarial.
    Aco que deveria ser encontrada uma solução para estes casos.

    ResponderEliminar
  2. Esta proposta de aumento do valor da remuneração em lay-off, é merecido mas tenho dúvidas se vai ser aceite.
    Mas ...
    "Nunca digas é impossível. Diz: ainda não fiz" - Provérbio do Japão.

    A Qimonda Portugal colocou Portugal no mapa das mais avançadas tecnologias, gostaria que o continuasse a fazer, para além das memórias devem procurar outros produtos tecnologicamente avançados e com futuro.
    Estou certo que estão pessoas competentes a trabalhar muito neste assunto, o mais importante é que as soluções encontradas para as instalações e colaboradores da Qimonda, sejam bons investimentos e que não durem apenas 12 anos como a Siemens/Infineon/Qimonda.
    Começar de Novo...
    "O fracasso é uma oportunidade para começar de novo, desta vez de forma mais inteligente." Henry Ford.

    ResponderEliminar
  3. Caro Lean,
    relativamente ao 1º ponto vamos agir de forma que não seja possivel dizer que não.

    A nossa fábrica é bastante competitiva poderia aguentar muitos mais anos não fora a estratégia errada da Qimonda AG.

    ResponderEliminar