quinta-feira, 14 de maio de 2009

Reunião da CTI com o Ministro da Economia, Dr. Manuel Pinho

No dia 12 de Maio, três elementos da Comissão Instaladora de Trabalhadores da Qimonda estiveram reunidos com o Ministro da Economia, Dr. Manuel Pinho, mais o Secretário de Estado para a Industria, Dr. Castro Guerra e um administrador do AICEP, Dr. Luís Florindo.

Esta reunião decorreu no gabinete do ministro em Lisboa, e tinha como objectivos da CTI conhecer a posição do ministério quanto ao futuro da Qimonda e manter este assunto na agenda politica.

Como resultado da reunião salientamos os seguintes pontos:
- Recebemos o apoio do Ministro da Economia para a manutenção dos postos de trabalho.
- O ministro continua a acompanhar as negociações entre o Governo da Saxónia e o governo Russo.
- O estado, através do AICEP, vai defender a continuidade da empresa na assembleia de credores do dia 9 de Junho.
- O ministério mantém toda a disponibilidade para apoiar financeiramente a solução que seja encontrada pela administração para a manutenção dos postos de trabalho.
- O AICEP vai continuar a procurar outros parceiros para a viabilidade da Qimonda Portugal.
- Não estão previstos para breve novos projectos para a região norte que possam admitir trabalhadores que percam o emprego na Qimonda.
- O secretário de estado vai dialogar com o IEFP para se avançar com a formação para os trabalhadores que estão em Lay-off.
- O ministério continua a acompanhar a instalação da Itarium e vai defender a possibilidade de alargar a cadeia de valor deste negócio nas instalações da empresa.

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    gostaria de colocar umas questões a CTIQPT
    - Gostaria de ser esclarecido em relação a possivel soloução que tem vindo a ser avançada por alguns membros da comissão e que passaria por transformar as instalações da Qimonda num futuro parque industrial. Esta solução é realmente possivel?Como? De que forma se iria enquadrar nas nossas competencias e de que forma ainda iriamos ter os nosso postos de trabalho salvaguardados?
    - Uma outra questão, ia ao encontro de uma noticia que li ontem, num jornal nacional que agora não posso precisar e que referia o seguinte...Se até ao final do presente mês não houver desenvolvimentos significativos por parte de possiveis investidores, os cerca de 1000 postos de trabalho que ainda têm vinculo labporal com a empresa passaram a despedidos.
    As cartas de Lay Off referem como data final da suspensão o dia 4 de Novembro, posto isto, tem fundamento esta noticia?Existe de facto a possibilidade de isto acontecer?
    Desde já obrigado e as minhas desculpas por tão extensas questões

    ResponderEliminar
  2. 1º- Podem-me dizer s.f.f qual o advogado que foi selecionado pela comissão para representar a maioria dos trabalhadores pois eu ainda não reclamei os meus direitos e queria faze-lo agora.
    2º- digam-me se é possivel fazer essa mesma reclamação na empresa ou terei que me deslocar ao local do dito advogado.

    Obrg.

    ResponderEliminar
  3. caro Roberto tente um dos 2 em baixo, mais vale telefonar apra ver a disponibilidade deles

    José Luís Oliveira
    Alameda Rosas Guimarães, n.º 308 4805-156 Caldas das Taipas
    Telef. 253 576 944
    Fax - 253 579 204
    Telem. 917 316 555
    jluisoliveira-9701p@adv.oa.pt

    Sociedade Advogados Daniel Soares/Joana Pereira e Associados
    Avenida da Republica, 679, 4ª andar, sala 42
    Matosinhos
    Telf: 229381360
    Telm: 919403682

    ResponderEliminar