quarta-feira, 15 de abril de 2009

Reuniões com a Administração

No dia 9 de Abril, tivemos uma reunião com a Administração da Empresa, onde esta reconheceu a Comissão Instaladora de Trabalhadores e ressalvou a diferença entre esta e uma comissão de trabalhadores, em particular no que se refere a natureza jurídico-legal.

Foi referido que a solução preferida será uma solução europeia, no fabrico de Memórias, que envolva a manutenção de postos de trabalho no Porto e em Dresden. Qualquer eventual alternativa que passe por uma mudança de produto ou sector será sempre mais lenta que a anterior.

Foi reforçado que a empresa QPT é competitiva mesmo quando comparada com outras do mesmo grupo, muito graças á valorização dos recursos humanos ao longo destes 13 anos.

Mesmo ressalvando as limitações de sermos uma Comissão instaladora, a Direcção vê-nos como um veículo de informação.

No dia 14, tivemos outra reunião onde esteve presente também o Administrador Judicial, onde foram explicitados os critérios para a selecção do core team que fica na empresa:
1. Necessidade de responder a situações possíveis de Volumes de produção ou Engenharia;
2. Foram analisadas as necessidades de Operadores, Técnicos e departamentos de Suporte para manter manufactura nas diversas áreas;
3. Manter funções fundamentais para analisar e dar seguimento a cenários presentes e futuros.

Do ponto de vista formal, há necessidade que decorra um processo de Negociação/Informação entre a administração e comissões ad-Hoc, que representem os trabalhadores.

O Administrador Judicial referiu que o processo de insolvência da Qimonda visa a sua recuperação, para tal terá de ser preparado um plano de insolvência que os credores aprovem em assembleia.

A 9 de Junho está agendada a reunião da Assembleia de credores onde será apresentado o plano de insolvência. Até lá estamos num período de observação.

1 comentário:

  1. E quais são esses critérios para a escolha do core team?
    Serão esses operadores escolhidos pelos Supervisores?

    ResponderEliminar